Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Salários Pagos “por fora”: Vale a Pena?

Muitos empregadores ainda se utilizam de um método lesivo ao trabalhador para evitar o pagamento dos reflexos das verbas trabalhistas: o pagamento de comissões “por fora”, ou seja, sem registro em folha de pagamento.

Convencem o empregado com a promessa de que, dessa forma, poderão pagar um valor maior a título de comissão. Em um primeiro momento, o empregado até poderá pensar que seu empregador está ajudando, pois essa é a impressão que se passa.

Entretanto, quando o empregado resolve mudar de emprego, ou é demitido, percebe que aqueles valores pagos “por fora” não integraram a sua rescisão, e, com isso, acabaram suprimidas verbas como férias, 13º salário, depósitos do FGTS e INSS. No fim, o que parecia ser interessante, acaba virando um mau negócio.

Para evitar este tipo de abuso, o trabalhador deve solicitar o registro desses valores em folha de pagamento. Como nem sempre é possível fazer isso sem sacrificar o emprego, o ideal é consultar um advogado – ele poderá orientar tanto o empregador quanto o empregado a tomar os cuidados necessários para garantir os seus direitos.

About the Author

Wilson Stadnick
Wilson Stadnick
administrator